AULÃO ESPECIAL SOBRE O ENEM 2015
Prof. Osvaldo Lima
Para participar de qualquer exame seletivo é necessário que o estudante esteja
ciente das orientações e critérios que estruturam o pretendido exame. O Enem
traz uma estrutura que possui alguns elementos que se diferenciam de outros
processos avaliativos. Pensando nisso, segue algumas orientações, baseadas no
edital do Enem 2015, que poderão ajudá-lo na preparação para esse exame. Aqui
você encontrará citações das regras referentes à estrutura do exame, á correção
das provas, às matrizes de referências dos componentes curriculares, aos
objetos de conhecimento e às matrizes de referência das áreas de conhecimento e
da Redação. Será dada ênfase à área de conhecimento das ciências humanas e suas
tecnologias, por causa do componente curricular de Filosofia.
No Enem os componentes curriculares estão agrupados
em áreas de conhecimento. Os dias de aplicação do exame estão assim separados:
1. PRIMEIRO
DIA: (4h30m)
- 1ª Prova – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia,
Filosofia e Sociologia.
- 2ª Prova – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e
Biologia.
2.
SEGUNDO DIA: (5h30m)
- Redação
- 3ª Prova – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa,
Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e
Tecnologias da Informação e Comunicação.
-
4ª Prova – Matemática e suas Tecnologias: Matemática
DA CORREÇÃO DAS PROVAS
a)
PROVAS
POR ÁREAS DE CONHECIMENTO
-
“14.5 O cálculo das proficiências nas provas objetivas tem como base a Teoria
de Resposta ao Item (TRI). O detalhamento teórico da metodologia adotada pode
ser obtido no endereço eletrônico .”
b)
REDAÇÃO
- 14.6 A nota da redação, variando entre 0
(zero) e 1000 (mil) pontos, será atribuída respeitando-se os critérios
estabelecidos no Anexo IV.
- 14.7 A redação será corrigida por dois
corretores de forma independente.
- 14.7.1 Cada corretor atribuirá uma nota
entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências.
- 14.7.2 A nota total de cada corretor
corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.
- 14.7.3 Considera-se que existe
discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de
100 (cem) pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das
competências for superior a 80 (oitenta) pontos.
- 14.9 Em todas as situações expressas a
seguir, será atribuída nota 0 (zero) à redação:
- 14.9.1 que não atenda à proposta
solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura
dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à
estrutura dissertativo-argumentativa”;
- 14.9.2 que não apresente texto escrito na
Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
- 14.9.3 que apresente até 7 (sete) linhas,
qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente”;
- 14.9.3.1 as linhas com cópia dos textos
motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para
efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.
- 14.9.4 que apresente impropérios, desenhos
e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos
humanos, que será considerada “Anulada”; e
- 14.9.5 que apresente parte do texto
deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada
“Anulada”.”
MATRIZ DE REFERÊNCIA
EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)
I.
Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa
e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas
espanhola e inglesa.
II.
Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias
áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III.
Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar,
interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar
decisões e enfrentar situações-problema.
IV.
Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em
diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para
construir argumentação consistente.
V.
Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na
escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade,
respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
1. MATRIZ
DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da
informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua
vida.
H1 – Identificar as
diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização
dos sistemas de comunicação.
H2 – Recorrer aos
conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para
resolver problemas sociais.
H3 – Relacionar informações
geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social
desses sistemas.
H4 – Reconhecer posições
críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação
e informação.
Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s)
moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e
grupos sociais.
H5 – Associar vocábulos e
expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 – Utilizar os
conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades
de acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 – Relacionar um texto em
LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 – Reconhecer a importância
da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e
linguística.
Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como
relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 – Reconhecer as
manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas
de um grupo social.
H10 – Reconhecer a
necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 – Reconhecer a linguagem
corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e
as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e
estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da
própria identidade.
H12 – Reconhecer diferentes
funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 – Analisar as diversas
produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de
beleza e preconceitos.
H14 – Reconhecer o valor da
diversidade artística e das interrelações de elementos que se apresentam nas
manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos
expressivos das linguagens,
relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função,
organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de
produção e recepção.
H15 – Estabelecer relações
entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do
contexto histórico, social e político.
H16 – Relacionar informações
sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
H17 – Reconhecer a presença
de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário
nacional.
Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das
diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela
constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
H18 – Identificar os
elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação
de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 – Analisar a função da
linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
H20 – Reconhecer a
importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade
nacional.
Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as
diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
H21 – Reconhecer em textos de
diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade
de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 – Relacionar, em
diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 – Inferir em um texto
quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise
dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24 – Reconhecer no texto
estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais
como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como
língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo
e da própria identidade.
H25 – Identificar, em textos
de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 – Relacionar as
variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 – Reconhecer os usos da
norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o
impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e
social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos conhecimentos
científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos
processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.
H28 – Reconhecer a função e o
impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
H29 – Identificar pela
análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
H30 – Relacionar as
tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao
conhecimento que elas produzem.
2. MATRIZ
DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais,
inteiros, racionais e
reais.
H1 – Reconhecer, no contexto
social, diferentes significados e representações dos números e operações –
naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 – Identificar padrões
numéricos ou princípios de contagem.
H3 – Resolver
situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 – Avaliar a razoabilidade
de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações
quantitativas.
H5 – Avaliar propostas de
intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar
a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
H6 – Interpretar a
localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação
no espaço bidimensional.
H7 – Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
H8 – Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
H9 – Utilizar conhecimentos
geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução
de problemas do cotidiano.
Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a
compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 – Identificar relações
entre grandezas e unidades de medida.
H11 – Utilizar a noção de
escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 – Resolver
situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 – Avaliar o resultado de
uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 – Avaliar proposta de
intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a
grandezas e medidas.
Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas para a
compreensão da
realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H15 – Identificar a relação
de dependência entre grandezas.
H16 – Resolver
situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.
H17 – Analisar informações
envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.
H18 – Avaliar propostas de
intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem
variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações
algébricas.
H19 – Identificar
representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 – Interpretar gráfico
cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 – Resolver situação-problema
cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 – Utilizar conhecimentos
algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.
H23 – Avaliar propostas de
intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e
social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de
tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 – Utilizar informações
expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 – Resolver problema com
dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 – Analisar informações
expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Competência de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não determinístico
dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para
medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar
informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
H27 – Calcular medidas de
tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma
tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
H28 – Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 – Utilizar conhecimentos
de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
H30 – Avaliar propostas de
intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
3. MATRIZ
DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as
tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis
nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da
humanidade.
H1 – Reconhecer
características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os
a seus usos em diferentes contextos.
H2 – Associar a solução de
problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro com o correspondente
desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 – Confrontar
interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo
do tempo ou em diferentes culturas.
H4 – Avaliar propostas de
intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de
conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias
associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar circuitos ou
dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 – Relacionar informações
para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas
tecnológicos de uso comum.
H7 – Selecionar testes de
controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos,
tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de
vida.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação
ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou
ações científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em
processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos
naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,
químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a
importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou da
ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 – Analisar perturbações
ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou
prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer benefícios,
limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e
processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 – Avaliar impactos em
ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando
interesses contraditórios.
Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e
ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando
conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
H13 – Reconhecer mecanismos
de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características
dos seres vivos.
H14 – Identificar padrões em
fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio
interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e
experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível
de organização dos sistemas biológicos.
H16 – Compreender o papel da
evolução na produção de padrões e processos biológicos ou na organização
taxonômica dos seres vivos.
Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das
ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
H17 – Relacionar informações
apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas
ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos,
tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H18 – Relacionar propriedades
físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos
tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 – Avaliar métodos,
processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar
ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científico-tecnológicas.
H20 – Caracterizar causas ou
efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
H21 – Utilizar leis físicas
e/ou químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no
contexto da termodinâmica e/ou do eletromagnetismo.
H22 – Compreender fenômenos
decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em
processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais,
econômicas ou ambientais.
H23 – Avaliar possibilidades
de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos,
considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para,
em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científico-tecnológicas.
H24 – Utilizar códigos e
nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações
químicas.
H25 – Caracterizar materiais
ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas,
sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 – Avaliar implicações
sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos
energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia
envolvidas nesses processos.
H27 – Avaliar propostas de
intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando
riscos ou benefícios.
Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para,
em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científico-tecnológicas.
H28 – Associar
características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites
de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar
experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para
o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias-primas ou produtos
industriais.
H30 – Avaliar propostas de
alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e
à implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
4. MATRIZ
DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que
constituem as identidades.
H1 – Interpretar
historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 – Analisar a produção da
memória pelas sociedades humanas.
H3 – Associar as
manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista
expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 – Identificar as
manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços
geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 – Interpretar diferentes
representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 – Identificar os
significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
H8 – Analisar a ação dos
estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no
enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 – Comparar o significado
histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala
local, regional ou mundial.
H10 – Reconhecer a dinâmica
da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da
coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 – Compreender a produção e o papel histórico das
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes
grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 – Identificar registros
de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 – Analisar o papel da
justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 – Analisar a atuação dos
movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de
disputa pelo poder.
H14 – Comparar diferentes
pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação
ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais,
políticas e econômicas.
H15 – Avaliar criticamente
conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da
história.
Competência de área 4 – Entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
H16 – Identificar registros
sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da
vida social.
H17 – Analisar fatores que
explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da
produção.
H18 – Analisar diferentes
processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.
H19 – Reconhecer as
transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e
apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 – Selecionar argumentos
favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à
vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para
compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 – Identificar o papel dos
meios de comunicação na construção da vida social.
H22 – Analisar as lutas
sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas
políticas públicas.
H23 – Analisar a importância
dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 – Relacionar cidadania e
democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias
que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a natureza,
reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e
geográficos.
H26 – Identificar em fontes
diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana
com a paisagem.
H27 – Analisar de maneira
crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração
aspectos históricos e/ou geográficos.
H28 – Relacionar o uso das
tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 – Reconhecer a função dos
recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando os com as
mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 – Avaliar as relações
entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO ASSOCIADOS ÀS
MATRIZES DE REFERÊNCIA
1. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
• Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no
sistema de comunicação e informação – modos de organização da composição
textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas
diferentes esferas sociais – públicas e privadas.
• Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade
– performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência
crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e
feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão
artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte;
a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.
• Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e
representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e
cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra
artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática,
o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação.
Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica,
sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de
criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança,
Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e
sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade: a valorização da
pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias
sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
• Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas,
procedimentos de construção e recepção de textos – produção literária e
processo social; processos de formação literária e de formação nacional;
produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio
literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a
produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os
diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções
artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros
(épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os
recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social
relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função,
organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras
artes e outros saberes.
• Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos
de construção e recepção de textos – organização da macroestrutura semântica e
a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
• Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos:
argumentação: tipo, gêneros e usos
em língua portuguesa – formas de
apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual;
papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e
propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da
dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
• Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua:
norma culta e variação linguística – uso dos recursos linguísticos em relação
ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal,
temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical,
tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão
textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou a construção da
microestrutura do texto.
• Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social – o texto literário
típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização
dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os
gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.
4. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
• Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade – Cultura
material e imaterial; patrimônio e
diversidade cultural no
Brasil. A conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América
colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.
História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na
formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação
sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus
impactos na vida política e social.
• Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político
e ação do Estado – Cidadania
e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade
Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e
políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões
brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da
independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil
imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na
sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Políticas de
colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A
atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX:
Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e
conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da
África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa
do século XX: nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras
políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América.
Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional
e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A luta pela conquista de
direitos
pelos cidadãos: direitos
civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras.
Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e
segregação espacial.
• Características e transformações das estruturas produtivas – Diferentes formas de organização da
produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas
diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo
açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na
Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e
transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações
na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas
de produção e seus impactos. A industrialização brasileira, a urbanização e as
transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de
telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. Produção
e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas
agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do
campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
• Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente – Relação homem-natureza, a apropriação dos
recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades
econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos.
Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais
contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida,
a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional;
políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais,
unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e
econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura interna
da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos
modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação climática.
As características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação
no Brasil e no mundo.
• Representação espacial – Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e
políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO
Baseada nas cinco
competências da Matriz de Referência para Redação, a proposta da Redação do
Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de uma
situação problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita
sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DO ENEM E
NÍVEIS DE CONHECIMENTOS ASSOCIADOS
I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua
portuguesa.
·
Nível
0: Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
·
Nível
1: Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa,
de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de
escolha de registro e de convenções da escrita.
·
Nível
2: Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua
portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de
convenções da escrita.
·
Nível
3: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa
e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da
escrita.
·
Nível
4: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
·
Nível
5: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua
portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da
escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem
reincidência.
II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias
áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
·
Nível
0: “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”.
·
Nível
1: Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do
texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos
textuais.
·
Nível
2: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou
apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não
atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
·
Nível
3: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio
mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão.
·
Nível
4: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom
domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
conclusão.
·
Nível
5: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um
repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto
dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
·
Nível
0: Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
defesa de um ponto de vista.
·
Nível
1: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
·
Nível
2: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas
desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos
motivadores, em defesa de um ponto de vista.
·
Nível
3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
vista.
·
Nível
4: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
·
Nível
5: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de
forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de
vista.
IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
para a construção da argumentação.
·
Nível
0: Não articula as informações.
·
Nível
1: Articula as partes do texto de forma precária.
·
Nível
2: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações
e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
·
Nível
3: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
·
Nível
4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos.
·
Nível
5: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de
recursos coesivos.
V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
·
Nível
0: Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada
ao tema ou ao assunto.
·
Nível
1: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
·
Nível
2: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema,
ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
·
Nível
3: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
·
Nível
4: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à
discussão desenvolvida no texto.
·
Nível
5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
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